segunda-feira, 18 de março de 2013

Magnolia × soulangeana

 




Magnolia × soulangeana
Magnólia de flor violácea, Magnólia chinesa

Uma variedade de Magnólia, que cresce no Jardim Botânico de Coimbra.
17-03-2013

Não nativa, Ornamental

Trata-se de um híbrido (Magnolia denudata Desr. X Magnolia liliflora Desr.) originário de jardins, que se pode descrever como um arbusto ou árvore pequena - até 10 m, - de casca cinzenta prateada, de folhas largamente elípticas ou aproximadamente orbiculares, escassamente acuminadas, ocasionalmente arredondadadas, de base frequentemente irregular, atenuada, verde escuras brilhantes na página superior, membranosas e quase coriáceas

As flores aparecem antes das folhas, mas também se desenvolvem a par das folhas. São púrpuras por fora e esbranquiçadas no interior. Outras cores são admissíveis, do branco ao violeta, mediante o cultivar ou subespécie presente. São direitas, com pedicelos de 7 mm. A corola apresenta 9 pétalas unidas, oblongo-ovadas, côncavas acima da extremidade, brancas, manchadas de rosa, purpúreo a violeta em baixo; sépalas pequenas, verdes, de 40 x 13 mm, as interiores espalmadas e abovadas de 11 x 7 cm. Possui carpelos coriácios.São aromáticas. A floração é mais ou menos efémera (2 a 3 semanas) e decorre entre Fevereiro a Abril.
Os frutos são similares a um cone, cilíndricos, com cerca de 10 cm de comprimento e assimétricos, possuem sementes vermelhas.

Curiosidades:
A família Magnoliaceae é considerada uma das mais primitivas de todas as planta com flor, na qual estão incluídas cerca de 220 espécies (grupo das Plantas Arcaicas), afirmação suportada pelas partes fossilizadas encontradas (com cerca de 95 milhões de anos) e, também, por algumas características morfológicas que apresentam (por exemplo, os seus órgãos reprodutores que evoluíram antes do aparecimento das abelhas, possuem carpelos extremamente duros, uma vez que eram polinizados por escaravelhos, podendo assim a planta evitar ser comida ou danificada pelo escaravelho, enquanto este carregava o seu polén para outras plantas).

Palavras-chave: Flores brancas, Flores rosadas, espécie arbórea, ornamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário